SIC - Serviço de Informação ao Cidadão

Prefeitura de Marizópolis - PB

SIC - Serviço de Informação ao Cidadão

O SIC é um Serviço de Informação e serve para ATENDER e ORIENTAR o Cidadão a ter acesso às INFORMAÇÕES das atividades relacionadas ao Poder Executivo Municipal. O atendimento pode ser feito Presencialmente ou Eletronicamente.

Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão
Atendimento Presencial (por Meio Físico - papel)

ENDEREÇO

Rua João Vicente Almeida, S/N - Centro
Marizópolis - PB | CEP: 58.819-000

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Dias: Segunda à Sexta
Horário: Das 08:00 às 14:00
Fique Atento!

Por conta da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), consulte sempre as fontes oficiais do governo municipal para as últimas orientações sobre acesso presencial aos Órgãos Públicos Municipais! Clique aqui e acesse: Leis e Decretos COVID-19

 

FORMULÁRIOS (.PDF)

Os Formulários em formato .PDF são ideais para imprimir e preencher manualmente. Eles podem ser lidos por navegadores Web (Crhome, Edge, FireFox...)

FORMULÁRIOS (.ODT)

Os Formulários em formato .ODT são ideais para preenchimento digital, pois podem ser editados em processadores de textos, como o Microsoft Word ou OpenOffice...

 

Atendimento Eletrônico (e-SIC)

O Sistema Eletrônico (e-SIC), permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação para Órgãos e Entidades do Município. Além de fazer o pedido, é possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a notificação da resposta da solicitação por e-mail e consultar as respostas recebidas.

Cada Atendimento aberto gera um Código de identificação do chamado, que é o Nº do Protocolo. Com ele é possível acompanhar o andamento do atendimento diretamente no Sistema e-SIC.

Dicas para o seu Pedido de Informação !

1) Informações pessoais, inclusive identificação, não devem ser inseridas no detalhamento da solicitação a não ser que sejam essenciais para a caracterização do seu pedido.

2) Especifique detalhadamente sua demanda, seja claro e objetivo. É importante que o órgão compreenda corretamente qual é o seu pedido para lhe enviar uma resposta adequada. Para conhecer mais sobre a Lei de Acesso à Informação acesse: http://www.acessoainformacao.gov.br

 

Manual do Usuário (SIC / e-SIC)

Como pedir uma Informação de Modo Presencial ?

  1. Dirija-se à unidade física do SIC pertencente ao orgão ao qual você pretende solicitar a informação.

  2. Preencha o Formulário de Solicitação de Informação: Pessoa Natural (Física) |   Pessoa jurídica

  3. Aguarde a inserção da solicitação no e-SIC e receba o seu número de protocolo. Guarde o seu número de protocolo, pois ele é o comprovante do cadastro da solicitação via sistema.

Como pedir uma Informação de Modo Eletrônico ?

  1. Acesse o e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão)

  2. No sistema, clique em "Novo Pedido de Informação" e preencha o formulário de solicitação de pedido.
    Atenção: Antes de realizar o pedido, leia atentamente as dicas para o pedido e conheça os procedimentos que devem ser adotados para fazer sua solicitação.

  3. O e-SIC irá disponibilizar um número de protocolo e, também, o enviará por e-mail. Guarde o seu número de protocolo, pois ele é o comprovante do cadastro da solicitação via sistema.

Quais são os E-mails Institucionais ?

O E-mail Institucional do Município é composto pelo nome do usuário ou da Secretaria/Órgão, seguido do símbolo de @ e do domínio governamental oficial - marizopolis.pb.gov.br.

Clique aqui e veja a lista completa de e-mails institucionais!

 

FAQ - Perguntas Frequentes

Quem pode falar com o SIC de Marizópolis ?

Qualquer pessoa, brasileira ou não, pode apresentar sugestões, reclamações, solicitações, elogios, sobre assuntos relacionados aos serviços prestados pela Prefeitura Municipal de Marizópolis - PB, bem como de irregularidades que tiver conhecimento.

Quais os Endereços das Secretarias e Órgãos Municipais ?

Na página Institucional da Prefeitura, acessível através do link oficial: www.marizopolis.pb.gov.br.

Ao acessar a página, basta clicar no menu Institucional e depois em Secretarias e Órgãos

Para entrar em contato preciso me registrar ?

Não. De acordo com o Decreto nº 7.185/2010 (Art. 2º, §2º, Inc. III), não pode haver exigências de cadastramento de usuários ou utilização de senhas para acesso. O acesso deve ser livre. Todavia, ao se IDENTIFICAR o SIC têm o dever ético e legal de resguardar o sigilo de seus dados pessoais.

Como fazer uma Denúncia?

As denúncias são processos formais utilizados para informar a PREFEITURA irregularidades ou ilegalidades de atos praticados na gestão de recursos públicos sujeitos à sua fiscalização.

Para apresentar denúncia basta protocolizá-la na Prefeitura.

  • Endereço:
    Rua João Vicente Almeida, s/n - Centro - Térreo - No mesmo Prédio da Prefeitura Municipal
    Marizópolis- Paraíba | CEP: 58819-000
    Telefone: (83) 3544-1050
 
  • Horário de Atendimento:
    Segunda a sexta-feira das 08h às 14h (sem intervalo para almoço).
A denúncia deve ser dirigida ao SIC - Serviço de Informação ao Cidadão e ser redigida com clareza, conter o nome completo, qualificação, endereço, cópia do documento de identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do denunciante. Devem estar indicados a autoria, as circunstâncias, os elementos de convicção e as provas de existência do fato denunciado.

Lei de Acesso à Informação - Fique sabendo!

1 - O que é a Lei de Acesso à Informação?

A Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação - LAI, regulamenta o direito, previsto na Constituição, de qualquer pessoa solicitar e receber dos órgãos e entidades públicos, de todos os entes e Poderes, informações públicas por eles produzidas ou custodiadas.

2 - Quando a Lei de Acesso à Informação entrou em vigor?

A LAI foi publicada em 18 de novembro de 2011, mas só entrou em vigor 180 (cento e oitenta) dias após essa data, ou seja, em 16 de maio de 2012.

3 - O que são informações?

De acordo com o art. 4°, inciso I, da Lei nº 12.527/2011, informações são dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, registrados em qualquer suporte ou formato.

4 - A que tipo de informação os cidadãos podem ter acesso pela Lei de Acesso?

Com a Lei de Acesso, a publicidade passou a ser a regra e o sigilo a exceção. Dessa forma, as pessoas podem ter acesso a qualquer informação pública produzida ou custodiada pelos órgãos e entidades da Administração Pública. A Lei de Acesso, entretanto, prevê algumas exceções ao acesso às informações, notadamente àquelas cuja divulgação indiscriminada possa trazer riscos à sociedade ou ao Estado.

5 - É preciso justificar o pedido de acesso à informação?

Não. De acordo com o art. 10, § 8° da Lei de Acesso, é proibido exigir que o solicitante informe os motivos de sua solicitação. Entretanto, o órgão/entidade pode dialogar com o cidadão para entender melhor a demanda, de modo a fornecer a informação mais adequada a sua solicitação.

6 - O acesso à informação é gratuito?

Conforme dispõe o art. 12 da Lei de Acesso à Informação, o serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito. Entretanto, podem ser cobrados os custos dos serviços e dos materiais utilizados na reprodução e envio de documentos. Neste caso, o órgão ou entidade deverá disponibilizar ao solicitante um Documento de Arrecadação Municipal (DAM) ou documento equivalente para que ele possa realizar o pagamento.

7 - O que é o Decreto 7.724/2012?

A Lei de Acesso contém dispositivos de aplicação imediata a todos os órgãos e entidades, bem como dispositivos que necessitam de regulamentação específica por cada Poder e Ente da Federação.

No âmbito do Poder Executivo Federal, a regulamentação específica da Lei de Acesso à Informação ocorreu com a publicação do Decreto nº 7.724, em 16 de maio de 2012, que estabeleceu os procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso no Governo Federal. No âmbito do Poder Executivo Municipal, a regulamentação ocorreu com a publicação do Decreto nº 012/2014, em 03/02/2014.

8 - Quais são os prazos para resposta dos pedidos apresentados com base na da Lei de Acesso à Informação?

Se a informação estiver disponível, ela deve ser entregue imediatamente ao solicitante. Caso não seja possível conceder o acesso imediato, o órgão ou entidade tem até 20 (vinte) dias para atender ao pedido, prazo que pode ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, se houver justificativa expressa.

9 - O que é transparência ativa?

É a divulgação de dados por iniciativa do próprio setor público, ou seja, quando são tornadas públicas informações, independente de requerimento, utilizando principalmente a Internet.

Um exemplo de transparência ativa são as seções de acesso à informações dos sites dos órgãos e entidades. Os portais de transparência também são um exemplo disso.

A divulgação proativa de informações de interesse público, além de facilitar o acesso das pessoas e de reduzir o custo com a prestação de informações, evita o acúmulo de pedidos de acesso sobre temas semelhantes.

10 - Que informações os órgãos e entidades do Poder Executivo federal são obrigados a disponibilizar proativamente em seus sites?

O art. 8° da LAI definiu como um dever dos órgãos e entidades públicos publicar na internet informações públicas de interesse coletivo ou geral. De acordo com o Decreto nº 7.724/2012, os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, Estadual e Municipal deverão publicar o seguinte rol mínimo de informações nos seus sítios eletrônicos:

a) estrutura organizacional e competências dos órgãos, além dos endereços e telefones de suas unidades e horários de atendimento ao público;

b) programas, projetos, ações, obras e atividades, indicando a unidade responsável, principais metas e resultados e indicadores (se existirem);

c) repasses ou transferências de recursos financeiros;

d) execução orçamentária e financeira detalhada;

e) procedimentos licitatórios, com os contratos celebrados e notas de empenho emitidas;

f) respostas a perguntas mais frequentes da sociedade;

g) informações sobre o Serviço de Informações ao Cidadão;

11 - O que é transparência passiva?

É a disponibilização de informações públicas em atendimento a demandas específicas de uma pessoa física ou jurídica. Por exemplo, a resposta a pedidos de informação registrados pelo SIC.

12 - O que é o SIC?

O art. 9° da Lei de Acesso instituiu como um dever do Estado a criação de um ponto de contato entre a sociedade e o setor público, que é o Serviço de Informações ao Cidadão - SIC.

São funções do SIC:

a) atender e orientar os cidadãos sobre pedidos de informação;

b) informar sobre a tramitação de documentos e requerimentos de acesso à informação;

c) receber e registrar os pedidos de acesso e devolver as respostas aos solicitantes.

Cada órgão e entidade do poder público deve se estruturar para tornar efetivo o direito de acesso à informação, sendo obrigatória a instalação do SIC pelo menos em sua sede, em local de fácil acesso e identificação pela sociedade.

13 - Como são contados os prazos para resposta das Secretarias, de acordo com a LAI?

Os prazos de resposta começam a contar no dia seguinte ao registro da solicitação realizada no sistema, segundo a Lei do Processo Administrativo – Lei 9.784/99. Porém, é preciso estar atento a algumas situações especiais:

a) Devido ao horário de funcionamento do SIC, os pedidos, recursos e reclamações realizados entre 12:01h e 23h59 serão considerados como se tivessem sido realizados no dia útil seguinte e a contagem só começará a contar a partir do primeiro dia útil posterior ao dia considerado.

b) Solicitações cujo prazo inicial comece no final de semana e feriado terão a contagem iniciada no próximo dia útil; e

c) Quando o prazo final para responder a solicitação coincidir com final de semana ou feriado previsto em portaria deste município, ele será postergado para o próximo dia útil. Por isso, o prazo para envio da resposta pode não ser exatamente o de 20 dias corridos.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO - LEGISLAÇÃO RELACIONADA
ATENDIMENTOS GERAIS
DENÚNCIA

Comunicar suspostas irregularidades administrativas cometidas.

RECLAMAÇÃO

Queixa ou crítica sobre um serviço prestado pelo Governo do Município.

ELOGIO

Demonstração de satisfação com o serviço oferecido pelo Governo do Município!

SUGESTÃO

Proposta de ações, projetos e serviços a serem realizados pelo Governo do Município.